Haiti Mãos à Obra
Haiti Mãos à Obra

Propósito do projeto

Evangelizar, discipular e socorrer  crianças até 12 anos (incompletos) e suas respectivas famílias em situação de extrema miséria e  vulnerabilidade.

Haiti Mãos à Obra

Por que o projeto é tão importante?

O sertão do Brasil é uma região muito pobre e que sempre foi marcada pela seca e pela fome provocadas por fatores naturais e políticos. A maioria dos habitantes do sertão vivem com o sustento básico; contando apenas com o auxílio governamental para a sua sobrevivência, dadas às condições de falta de emprego e de falta de água para o cultivo de alimentos.

Haiti Mãos à Obra

Metodologia

Espiritual

As crianças e os seus pais e/ ou responsáveis serão evangelizadas e, após , passarão pelo  discipulado para parecerem com Jesus e não para seguirem uma religião. 

 O discipulado será semanal para a mães e quinzenal para as crianças, devido ao fato de estudarem durante a semana. Os pais também terão discipulado aos domingos, posto que muitos trabalham em pequenas agriculturas em lugares diversos, onde há água para o cultivo.

 O discipulado envolve atividades lúdicas como teatro, música, orações, ministrações com recursos audiovisuais, memorização de versículos bíblicos projeção de desenhos e filmes bíblicos, ressaltando a importância da comunhão com Deus e com o próximo. Será desenvolvido o hábito da oração, da leitura e estudo  da Palavra de Deus e da sua prática na vida diária, visando ensinar um estilo de vida baseado no de Jesus para que haja comunhão saudável uns com os outros e de se tornarem servos como Cristo. Além do aprendizado prático, há a ministração da Palavra nas reuniões com mães, pais e crianças, separadamente,  visando cada vez mais o aperfeiçoamento da vida cristã, evitando assim a prática de uma simples religião, o que é muito comum no sertão brasileiro, ou seja, as pessoas vão à igreja, mas não conhecem a Deus e nem a sua Palavra e, consequentemente, não vivem a vida que Cristo viveu e nos ensinou a viver.

 

Assistencial

 

  • As crianças não serão retiradas do seu núcleo familiar. O objetivo é trabalhar com toda a família, suprindo-os com alimentação, água potável, vestuário, material de higiene pessoal, material escolar, etc.
  • A missionária Marileide e o missionário Sidney da ONG IRIS GLOBAL já abriram 2 poços artesianos no povoado São Judas Tadeu totalmente desprovido de água potável. Os poços estão em fase de conclusão do seu acabamento interno e externo. 
  • Muitas mães e pais do logradouro não sabem ler e escrever, impossibilitando a leitura das Escrituras Sagradas. O objetivo é ter aulas de alfabetização para adultos 2 ou mais vezes na semana.
  • Oficinas de teatro, prática de esportes como futebol , natação, gincanas, etc
  • Oficinas de artesanatos diversos com as mães, com o objetivo de gerar renda e proporcionar-lhes dignidade. Em conjunto com os missionários da ONG Iris Global, estudaremos a possibilidade de outras fontes de geração de renda, como agricultura familiar, dentre outras.
  • A Secretaria Municipal de Ação Social propôs à missionária Marileide, a criação de uma cooperativa de artesanato na cidade para incentivar a venda dos trabalhos artesanais feitos pelas mães dentro e fora do município. A proposta está em fase de elaboração do Projeto Cooperativo
Haiti Mãos à Obra

Onde estamos

Povoados de São Judas Tadeu, Lagoa do Rancho e adjacências – pertencentes ao  município de Porto da Folha – Sergipe.

Haiti Mãos à Obra

Marileide Menezes Vieira

Missionária responsável pelo projeto

 

Rodrigo Menezes , missionário e mestre nas Escrituras Sagradas, que já desenvolve um Projeto Social com Jiu-Jitsu, Evangelização e discipulado no Município de Porto da Folha-SE.